O que é o factoring?
O Factoring, também conhecido como Fomento Mercantil, é uma forma eficiente de impulsionar o crescimento de micro, pequenas e médias empresas.
Ele oferece uma maneira facilitada de capitalização, realizada através da compra de créditos vinculados às vendas a prazo. Por meio do Factoring,
os proprietários desses créditos passam a ter maior poder de negociação nas transações comerciais, permitindo a antecipação das receitas e proporcionando uma maior estabilidade financeira para o empreendedor. Em resumo, o Factoring é uma forma de adiantar receitas e garantir uma gestão financeira mais eficiente para sua empresa.
Qual a origem do factoring?
A origem da Factoring financeira remonta à Europa, nos séculos XIV e XV. Naquela época, o Factoring era exercido por agentes individuais, em vez de empresas, como ocorre atualmente. Esses agentes vendiam produtos de outras pessoas e recebiam comissões em troca. Eles agiam como representantes ou revendedores da época, sendo responsáveis por transportar, vender e gerenciar o dinheiro até a devolução ao comerciante, que remunerava o agente após a venda dos produtos.
Com o tempo, os comerciantes passaram a adiantar o pagamento das comissões, vendendo os produtos diretamente aos agentes para revenda. O sistema evoluiu gradualmente até atingir o formato que conhecemos atualmente.
Como funciona o factoring?
Empresas de factoring não realizam atividades financeiras como os bancos, mas sim oferecem um mecanismo de fomento mercantil que permite a compra de direitos creditórios de contas a receber a prazo. O objetivo principal dessas operações é auxiliar empresários a lidarem com desafios cotidianos, impulsionando o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas, garantindo certa estabilidade para a consolidação dos negócios.
Além disso, as operações de factoring podem incluir serviços complementares, como acompanhamento comercial, seleção e avaliação de fornecedores, acompanhamento de contas a receber e a pagar, entre outros.
Modalidades do factoring
Pode não parecer, mas existem sim diferentes modalidades do factoring. Cada uma delas tem um objetivo específico e pode ajudar a empresa de uma maneira diferente. Confira quais são elas abaixo.
- Convencional
- Maturity
- Trustee
- Exportação
- Matéria-prima
Nosso modelo de trabalho é o convencional. Esse modelo consiste na aquisição de direitos creditórios da empresa por meio de um contrato de fomento comercial. Esses direitos podem incluir cheques pré-datados, duplicatas e promissórias.
Saiba mais sobre o nosso serviço e o que podemos fazer pela sua empresa! Entre em contato com a nossa equipe.